Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306
Tipo: Resumo
Título: Atravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardim
Autor(es): Bacelar, Bibiana Cardoso
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa;Psicologia Comunitária;Conscientização
Data do documento: 2016
Citação: BACELAR, Bibiana Cardoso; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Atravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardim. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Através da bolsa no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), tem sido realizado na Escola Municipal Joaquim Alves (Bom Jardim) um projeto com estudantes com idades que variam entre onze a dezesseis anos. Este projeto visa explorar as potencialidades dos estudantes e o desenvolvimento deles como sujeitos ativos na transformação de sua realidade e de sua comunidade, tornando-os comprometidos com mudanças tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Durante os encontros são realizadas rodas de conversas nas quais tratamos de temas atuais e relevantes para os jovens, haja vista que as abordagens foram escolhidas com a participação dos mesmos. Unindo às bases teóricas e práticas da Psicologia Comunitária aos conceitos e técnicas da aprendizagem cooperativa, atividades como oficinas de histórias de vida e círculos de cultura estão presentes nos encontros, onde cada um dá sua contribuição para o andamento e crescimento do grupo, e, principalmente, a ênfase na oralidade e expressividade do corpo é valorizada. Ao longo do desenvolvimento do projeto tornou-se visível nos jovens, através de suas intervenções, mudanças na forma de pensar, demonstrando mais criticidade e uma conscientização maior sobre os papéis ocupados por cada um dentro da comunidade. Obtiveram-se aprendizados que não poderiam ser ganhos apenas em sala de aula, considerando-se que o contato com os jovens e a construção desse trabalho se mostra a cada encontro como uma experiência singular, oportunizando a nós, estudantes de Psicologia, estabelecer relações entre teoria e prática, apreendidas a partir de situações concretas. A realização desta atividade representa, portanto um grande diferencial nas dimensões de um conhecimento maior social, afetivo e político de todas as pessoas envolvidas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bcbacelar.pdf48,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.