Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bacelar, Bibiana Cardoso | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:35:51Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T19:35:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BACELAR, Bibiana Cardoso; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Atravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardim. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Comunitária | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.title | Atravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardim | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Através da bolsa no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), tem sido realizado na Escola Municipal Joaquim Alves (Bom Jardim) um projeto com estudantes com idades que variam entre onze a dezesseis anos. Este projeto visa explorar as potencialidades dos estudantes e o desenvolvimento deles como sujeitos ativos na transformação de sua realidade e de sua comunidade, tornando-os comprometidos com mudanças tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Durante os encontros são realizadas rodas de conversas nas quais tratamos de temas atuais e relevantes para os jovens, haja vista que as abordagens foram escolhidas com a participação dos mesmos. Unindo às bases teóricas e práticas da Psicologia Comunitária aos conceitos e técnicas da aprendizagem cooperativa, atividades como oficinas de histórias de vida e círculos de cultura estão presentes nos encontros, onde cada um dá sua contribuição para o andamento e crescimento do grupo, e, principalmente, a ênfase na oralidade e expressividade do corpo é valorizada. Ao longo do desenvolvimento do projeto tornou-se visível nos jovens, através de suas intervenções, mudanças na forma de pensar, demonstrando mais criticidade e uma conscientização maior sobre os papéis ocupados por cada um dentro da comunidade. Obtiveram-se aprendizados que não poderiam ser ganhos apenas em sala de aula, considerando-se que o contato com os jovens e a construção desse trabalho se mostra a cada encontro como uma experiência singular, oportunizando a nós, estudantes de Psicologia, estabelecer relações entre teoria e prática, apreendidas a partir de situações concretas. A realização desta atividade representa, portanto um grande diferencial nas dimensões de um conhecimento maior social, afetivo e político de todas as pessoas envolvidas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bcbacelar.pdf | 48,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.