Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBacelar, Bibiana Cardoso-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-03T19:35:51Z-
dc.date.available2019-06-03T19:35:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBACELAR, Bibiana Cardoso; ANDRADE NETO, Manoel Andrade. Atravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardim. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42306-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectPsicologia Comunitáriapt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleAtravessamentos da aprendizagem cooperativa no trabalho comunitário com a juventude do Bom Jardimpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtravés da bolsa no Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), tem sido realizado na Escola Municipal Joaquim Alves (Bom Jardim) um projeto com estudantes com idades que variam entre onze a dezesseis anos. Este projeto visa explorar as potencialidades dos estudantes e o desenvolvimento deles como sujeitos ativos na transformação de sua realidade e de sua comunidade, tornando-os comprometidos com mudanças tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Durante os encontros são realizadas rodas de conversas nas quais tratamos de temas atuais e relevantes para os jovens, haja vista que as abordagens foram escolhidas com a participação dos mesmos. Unindo às bases teóricas e práticas da Psicologia Comunitária aos conceitos e técnicas da aprendizagem cooperativa, atividades como oficinas de histórias de vida e círculos de cultura estão presentes nos encontros, onde cada um dá sua contribuição para o andamento e crescimento do grupo, e, principalmente, a ênfase na oralidade e expressividade do corpo é valorizada. Ao longo do desenvolvimento do projeto tornou-se visível nos jovens, através de suas intervenções, mudanças na forma de pensar, demonstrando mais criticidade e uma conscientização maior sobre os papéis ocupados por cada um dentro da comunidade. Obtiveram-se aprendizados que não poderiam ser ganhos apenas em sala de aula, considerando-se que o contato com os jovens e a construção desse trabalho se mostra a cada encontro como uma experiência singular, oportunizando a nós, estudantes de Psicologia, estabelecer relações entre teoria e prática, apreendidas a partir de situações concretas. A realização desta atividade representa, portanto um grande diferencial nas dimensões de um conhecimento maior social, afetivo e político de todas as pessoas envolvidaspt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bcbacelar.pdf48,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.