Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286
Type: | Resumo |
Title: | A formação do revisor no Projeto Letras Solidárias |
Authors: | Falcão, Brenda Viana Sousa, Aryanna Luisa Machado de Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | Redações;Aprendizagem cooperativa;Formações |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | FALCÃO, Brenda Viana; SOUSA, Aryanna Luisa Machado de; ANDRADE NETO, Manoel. A formação do revisor no Projeto Letras Solidárias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A FORMAÇÃO DO REVISOR NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS Aryanna Luisa Machado de Sousa (UFC) Brenda Viana Falcão (UFC) O presente resumo pretende relatar as experiências vivenciadas na Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA, que proporcionou a parceria e participação dos alunos de Letras no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas Públicas (PRECE) na ação Projeto Letras Solidárias, com atividades iniciadas no mês de março de 2016. O Projeto Letras Solidárias consiste na correção virtual de redações estilo ENEM, produzidas por alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste. O projeto também se estende a outras escolas da região, de forma que não seja priorizado apenas a nota, proporcionando o detalhamento e pontuação de cada competência exigida pelo exame, observações e estímulo à escrita. Os revisores bolsistas além de corrigir as redações, participam de encontros presenciais semanais, nos quais são realizadas as formações referentes às competências e à correção de redações em conjunto, com o objetivo de alinhar a compreensão das exigências do exame e padronizar as correções. Utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, na qual os bolsistas trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutimos as problemáticas e questões que surgem nas experiências de correção facilitando a compreensão do conteúdo. Dessa forma, as formações motivam os bolsistas a cumprirem as metas propostas, além de proporcionar integração e pensamento crítico acerca do que é estudado. Concluímos, então, que as formações baseadas na aprendizagem-cooperativa é uma peça chave para o desenvolvimento dos bolsistas e compreensão das competências do Enem, estimulando a liderança e participação. Palavras-chaves: Redações; Aprendizagem Cooperativa; Formações. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bvfalcão.pdf | 49,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.