Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42258
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexões sobre a Teoria Fordista e o Toyotista na educação
Autor(es): Silva, Denis Melo da
Silva, Denize de Melo
Alves, Liduína Lopes
Palavras-chave: Fordismo na Educação;Toyotismo na Educação;Trabalho e educação;Princípio educativo do trabalho
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SILVA, Denis Melo da; SILVA, Denize de Melo; ALVES, Liduína Lopes. Reflexões sobre a Teoria Fordista e o Toyotista na educação. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1875-1879.
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre as transformações oriundas do mundo do trabalho e suas implicações de acordo com a teoria fordista e toyotista, ou seja, compreender e pensar em uma nova realidade, distintas do reducionismo empregado pelos moldes do sistema de produção neoliberal vigente. Segundo Saviani (2000), os interesses dos grupos dominantes se opõem à formação da consciência, motivo pelo qual procuram controlar a educação fornecida para a população. Aspecto evidenciado no descaso observado relacionado à educação, oferecendo a população somente o conhecimento e prática elementar de estudo e acesso ao saber. As transformações ocorridas no mundo do trabalho sugerem, conforme Sales (2010, p. 4). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42258
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_dmsilvadmsilva.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.