Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235
Tipo: Resumo
Título: A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais
Autor(es): Gomes Neto, Carlos Alberto Ferreira
Gabriel, João
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Palavras-chave: Habilidades sociais;Aprendizagem cooperativa;Célula estudantil
Data do documento: 2016
Citação: GOMES NETO, Carlos Alberto Ferreira Gomes; GABRIEL, João; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O presente estudo tem como objetivos entender como a Aprendizagem Cooperativa (AC) influencia nas relações interpessoais e demonstrar como a aprendizagem cooperativa e seus pilares podem modificar as relações sociais dos estudantes que participam Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Baseados em estudos e artigos na área da educação feitos por teóricos que trabalham com a aprendizagem cooperativa, em especial, (JOHNSON; JOHNSON, 1994), tentamos verificar a influencia dessa nova proposta de aprendizagem nas relações desses alunos. Nesse estudo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada com bolsistas que assumem a função de articuladores de células, os quais passaram por um processo de formação, objetivando a compreensão e a aplicação dos conceitos dos pilares da AC não só no ambiente acadêmico como também fora dele. Por meio desta pesquisa, foi possível observar que o desenvolvimento das habilidades sociais formam pessoas mais proativas e empáticas, melhorando a qualidade de suas relações. O estudo identificou que a criação de laços entre os alunos é uma das principais consequências da utilização do pilar de habilidades sociais dentro de uma célula estudantil. O aluno que participa do Programa torna-se também mais empático e proativo nas suas relações interpessoais. Outra evidência constatada, resultado da aplicação do pilar habilidade social, é a melhoria das relações socioafetivas não somente no ambiente da Universidade, mas no seu meio social como um todo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cafgomesneto.pdf48,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.