Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes Neto, Carlos Alberto Ferreira-
dc.contributor.authorGabriel, João-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-03T12:58:12Z-
dc.date.available2019-06-03T12:58:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGOMES NETO, Carlos Alberto Ferreira Gomes; GABRIEL, João; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectCélula estudantilpt_BR
dc.titleA influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoaispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivos entender como a Aprendizagem Cooperativa (AC) influencia nas relações interpessoais e demonstrar como a aprendizagem cooperativa e seus pilares podem modificar as relações sociais dos estudantes que participam Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Baseados em estudos e artigos na área da educação feitos por teóricos que trabalham com a aprendizagem cooperativa, em especial, (JOHNSON; JOHNSON, 1994), tentamos verificar a influencia dessa nova proposta de aprendizagem nas relações desses alunos. Nesse estudo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada com bolsistas que assumem a função de articuladores de células, os quais passaram por um processo de formação, objetivando a compreensão e a aplicação dos conceitos dos pilares da AC não só no ambiente acadêmico como também fora dele. Por meio desta pesquisa, foi possível observar que o desenvolvimento das habilidades sociais formam pessoas mais proativas e empáticas, melhorando a qualidade de suas relações. O estudo identificou que a criação de laços entre os alunos é uma das principais consequências da utilização do pilar de habilidades sociais dentro de uma célula estudantil. O aluno que participa do Programa torna-se também mais empático e proativo nas suas relações interpessoais. Outra evidência constatada, resultado da aplicação do pilar habilidade social, é a melhoria das relações socioafetivas não somente no ambiente da Universidade, mas no seu meio social como um todo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cafgomesneto.pdf48,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.