Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes Neto, Carlos Alberto Ferreira | - |
dc.contributor.author | Gabriel, João | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Adriana Madja dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T12:58:12Z | - |
dc.date.available | 2019-06-03T12:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GOMES NETO, Carlos Alberto Ferreira Gomes; GABRIEL, João; FEITOSA, Adriana Madja dos Santos. A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42235 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Célula estudantil | pt_BR |
dc.title | A influência da aprendizagem cooperativa nas relações interpessoais | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objetivos entender como a Aprendizagem Cooperativa (AC) influencia nas relações interpessoais e demonstrar como a aprendizagem cooperativa e seus pilares podem modificar as relações sociais dos estudantes que participam Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Baseados em estudos e artigos na área da educação feitos por teóricos que trabalham com a aprendizagem cooperativa, em especial, (JOHNSON; JOHNSON, 1994), tentamos verificar a influencia dessa nova proposta de aprendizagem nas relações desses alunos. Nesse estudo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada com bolsistas que assumem a função de articuladores de células, os quais passaram por um processo de formação, objetivando a compreensão e a aplicação dos conceitos dos pilares da AC não só no ambiente acadêmico como também fora dele. Por meio desta pesquisa, foi possível observar que o desenvolvimento das habilidades sociais formam pessoas mais proativas e empáticas, melhorando a qualidade de suas relações. O estudo identificou que a criação de laços entre os alunos é uma das principais consequências da utilização do pilar de habilidades sociais dentro de uma célula estudantil. O aluno que participa do Programa torna-se também mais empático e proativo nas suas relações interpessoais. Outra evidência constatada, resultado da aplicação do pilar habilidade social, é a melhoria das relações socioafetivas não somente no ambiente da Universidade, mas no seu meio social como um todo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cafgomesneto.pdf | 48,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.