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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42229
Tipo: | Resumo |
Título : | As dificuldades enfrentadas por quem trabalha durante o dia e estuda a noite no Curso de Educação Física na Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Silva, Erika Santos da Araújo, Elzinete Barbosa de Cortonesi, Leandro Masuda |
Palabras clave : | Dificuldades;Trabalhar de dia;Estudar de noite |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SILVA, Erika Santos da; ARAÚJO, Elzinete Barbosa de; CORTONESI, Leandro Masuda. As dificuldades enfrentadas por quem trabalha durante o dia e estuda a noite no Curso de Educação Física na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9) |
Resumen en portugués brasileño: | O tema escolhido partiu do interesse de investigar alguns pontos que podem dificultar a formação do aluno de Educação Física do turno noturno, da Universidade Federal do Ceará – UFC, tratando especialmente dos discentes que trabalham durante o dia e estudam à noite. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades e também como muitos alunos do curso noturno da Educação Física da UFC superam as mesmas para conseguir concluir a graduação em tempo hábil. Através de rodas de conversas, debates, relatos e trocas de experiências, conseguimos visualizar os problemas mais frequentes no dia-a-dia desses alunos e também em situações mais pontuais. Esses referidos estudantes têm dificuldades para chegar no horário, participar de eventos promovidos pela Universidade, desenvolver pesquisas, e apresentar trabalhos, entre outros. Como consequência decorrente desses problemas, os quatro anos estimados para a conclusão do curso, e previstos pela Proposta pedagógica do curso- PPC, normalmente não são suficientes para o grupo analisado, em virtude de atividades que precisam ser realizadas durante o dia, como o estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura, que é impossível de ser realizado pela falta de escolas que ofereçam os níveis de ensino: Infantil e Fundamental I à noite. Além disso, muitas disciplinas optativas e atividades complementares são ofertadas no diurno, que tornam inviável a participação desses estudantes. Para concluir, percebemos a necessidade de rever pontos na grade curricular que poderiam ser adequados para quem trabalha e estuda, com o intuito de possibilitar a conclusão do curso no período estimado sem perder a qualidade na formação desses profissionais. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42229 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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