Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42193
Tipo: Artigo de Evento
Título : As sotainas políticas e os projetos de nação no Ceará oitocentista: os padres na construção do Estado Nacional Brasileiro (1817-1842)
Autor : Aguiar, Cristina Fernandes Moreira
Palabras clave : Educação;Estado;Historiografia
Fecha de publicación : 2013
Editorial : ANPUH
Citación : AGUIAR, Cristina Fernandes Moreira. As sotainas políticas e os projetos de nação no Ceará oitocentista: os padres na construção do Estado Nacional Brasileiro (1817-1842). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANAPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
Resumen en portugués brasileño: A estreita ligação entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro tem raízes mais antigas que nos remetem ao nosso passado colonial e ultrapassam os limites que correspondiam ao território brasileiro. “Esta participação política do clero não foi um fenômeno brasileiro, mas esteve também presente em toda a América Latina.” (BERNARDES, 1986, p.26). Na verdade, são várias as razões que explicam a predominância de membros da Igreja Católica na vida política do nascente Estado brasileiro. Quando nos propomos a compreender qual foi o papel ocupado pelos padres na formação do Estado Nacional brasileiro é indispensável que relacionemos o contexto histórico que corresponde à atuação política desses sujeitos ao ambiente de reformas e de modernização dos Estados europeus que por sua vez está inserido no momento de crise do Antigo Regime e da aurora dos tempos modernos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42193
ISBN : 978 85 98711 11 9
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_cfmaguiar.pdf135,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.