Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Soares, Cristina Façanha | - |
dc.contributor.author | Sousa, Leidiane Albuquerque de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T14:14:18Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T14:14:18Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_lasousa.pdf | 547,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.