Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Cristina Façanha-
dc.contributor.authorSousa, Leidiane Albuquerque de-
dc.date.accessioned2019-05-31T14:14:18Z-
dc.date.available2019-05-31T14:14:18Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_lasousa.pdf547,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.