Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42163
Tipo: TCC
Título : Uma abordagem sobre a organização da informação e marketing da biblioteca escolar do SESI: a promoção ao acesso do usuário
Autor : Santos, Micaele Gonçalves dos
Tutor: Sampaio, Débora Adriano
Palabras clave : Bibliotecas escolares - Serviços;Organização da informação;Marketing social;SESI - Biblioteca
Fecha de publicación : 2010
Citación : SANTOS, M. G. Uma abordagem sobre a organização da informação e marketing da biblioteca escolar do SESI: a promoção ao acesso do usuário. 2010. 69 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumen en portugués brasileño: Analisa o importante papel da organização da informação, no tocante a atração dos usuários as bibliotecas, ao realizarem suas consultas e pesquisas, confrontando com a relevante atuação desempenhada pela estratégia do marketing social nas instituições sem fins lucrativos para uma maior satisfação dos usuários da biblioteca, apresentando uma análise sobre a problemática do modelo de organização e estruturação do acervo da biblioteca escolar SESI - Serviço Social da Indústria, questionando-se como o mesmo pode representar um atrativo para frequência e satisfação dos usuários; como também a importância da implementação do marketing em bibliotecas, a fim de satisfazer tanto cultural, quanto informacional e socialmente utilização dos serviços da biblioteca. Organização e estruturação os usuários em suas pesquisas e na utilização dos serviços da biblioteca. Objetivando discutir a importância de uma lógica do acervo escolar da biblioteca SESI, especificamente a utilização de estratégias de marketing social para se obter resultados satisfatórios, na intenção de divulgar e ampliar os serviços oferecidos pela biblioteca escolar com o propósito de mostrar aos seus administradores a real necessidade de uma biblioteca dinâmica em seus serviços a fim de colaborar com o desenvolvimento educacional, cultural e social de todos os usuários que dela se utiliza. Trata-se de uma pesquisa exploratória, onde através do método dialético, utilizando- se de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, como fontes coletadoras de dados, aplicados aos usuários reais da mesma, mostram-nos através dos resultados das análises que, em sua maioria os usuários da mesma encontram-se oferecidos relativamente satisfeitos com os serviços pela biblioteca, porém sugerindo-se métodos mais eficientes de divulgação e qualificação dos serviços da mesma, pesquisas essas que se fazem relevantes para futuras melhorias e funcionamento na biblioteca da instituição, economia, importantes contribuições referentes ao tema.
Abstract: Examines the important role of information organization, in terms of attracting users to the libraries, in performing its consultations and research, confronting the important role played by social marketing strategy in nonprofit institutions for greater satisfaction of library users, presenting an analysis on the problem of model structure and organization of school library resources SESI - Social Service of Industry, questioning as it may represent an attractive proposition for frequency and satisfaction of users, but also the importance of implementing the marketing libraries in order to meet both cultural, informational and socially as the users in their searches and use of library services. Aiming to discuss the importance of organizing and structuring logic of the school library'scollection SESI, specifically the use of social marketing strategies to achieve satisfactory results, the intention to promote and expand the services offered by the school library in order to show their administrators to really need a dynamic library in your services to collaborate with educational, cultural and social advancement of ali users that it is used. This is an exploratory research, where through the dialectic method of using questionnaires with objective and subjective data collected from sources as applied to the actual users of it, show us through the results of that analysis in its Most users just are relatively satisfied with the services offered by the library, but suggesting more efficient methods of dissemination and classification of the same services, which make these studies relevant to future improvements in the library and operation of the institution, disseminating them to society, to the area of librarianship, important contributions on the subject.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42163
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_tcc_mgsantos.pdf41,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.