Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42160
Tipo: Livro
Título: Uma casa luso-afro-brasileira com certeza: emigrações e metamorfoses da umbanda em Portugal
Autor(es): Pordeus Júnior, Ismael de Andrade
Palavras-chave: Umbanda;Portugal;Culto luso-afro-brasileiro;Transculturação
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Terceira Margem
Citação: PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade. Uma casa luso-afro-brasileira com certeza: emigrações e metamorfoses da umbanda em Portugal. São Paulo: Terceira Margem, 2000. 264 p.
Resumo: A partir de considerações sobre os processos de transculturação da Umbanda de Omolocô procuro no seio do grupo religioso do Terreiro de Umbanda Ogum Megê (TUOM), em Lisboa - Portugal, discutir a textualização da memória, a (re)invenção das tradições implícitas nos textos editados pelo terreiro. A memória do corpo e da voz deitadas na escrita permanecem com seus princípios performáticos nos textos que são utilizados pelo grupo religioso e apontam para a complexidade dos fatores envolvidos na manutenção, reprodução e inovação no que tange o universo religioso estudado, permitindo compreender as diferentes fases do processo de transição de uma cultura a outra cultura.[...] A instalação da Umbanda em Portugal, particularmente em Lisboa, se deve, entre outros fenômenos, também à questão da migração. O Nordeste português sempre foi uma fonte de sucessivas migrações. O final dos anos 40 conheceu partidas em massa de famílias que se dirigiram para vários países e particularmente para o Brasil, sendo que poucas retomaram. Foi nessa vaga migratória que o pai de Mãe Virgínia Albuquerque veio para o Brasil, em 1949.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42160
ISBN: 85-87769-13-8
Aparece nas coleções:CH - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_liv_iapordeusjunior.pdf155,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.