Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42109
Type: | TCC |
Title: | Escola Municipal de ensino infantil e fundamental Titanzinho: a escola como comunidade |
Authors: | Guimarães, Leonardo Ferreira |
Advisor: | Schramm, Solange Maria de Oliveira |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | GUIMARÃES, L. F. Escola Municipal de ensino infantil e fundamental Titanzinho: a escola como comunidade. 2013. 86 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atualmente, a cidade de Fortaleza tem passado por um processo de agravamento das tensões sociais, que culminam inclusive no aumento da violência. Um grande fator potencializador desse processo tem sido o abandono da juventude, que tem levado muitoas crianças e adolescentes à marginalização, principalmente nos bairros da periferia. Uma saída que se tem para a resolução desse problema é oferecer um programa educativo amplo por meio das escolas públicas, de maneira a envolver e amparar os jovens carentes dando-lhes atividades e novas possibilidades de futuro. Dentro desse contexto, este Trabalho Final de Graduação tem como objetivo a proposição arquitetônica de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) que ofereça uma jornada integral de atividades para os alunos no bairro do Serviluz, área pobre da cidade e que tem seus jovens bastante penalizados pelas desigualdades sociais, de maneira que essa escola possa agir diretamente no cotidiano da comunidade dando uma nova perspectiva de vida para a juventude, contribuindo para um processo de reestruturação da área. Assim, o trabalho se desenvolve segundo duas linhas de raciocínio principais e complementares. A abordagem do papel social da escola de tempo integral, como agente de fortalecimento da cultura local e de reestruturação urbana, é conjugada ao estudo do edifício e espaço escolar, sua simbologia e relação com o ensino, convergindo para a materialização de uma proposta espacial na qual a arquitetura procure agir diretamente e de forma positiva na vida das pessoas, integrando-se com a comunidade e buscando adequar-se realmente aos anseios dos usuários, principalmente da juventude, através da criação de espaços de qualidade, que proporcionem uma boa convivência entre os indivíduos e contribuam para uma aprendizagem mais rica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42109 |
Appears in Collections: | ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_lfguimaraes.pdf | 97,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.