Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42109
Tipo: TCC
Título: Escola Municipal de ensino infantil e fundamental Titanzinho: a escola como comunidade
Autor(es): Guimarães, Leonardo Ferreira
Orientador: Schramm, Solange Maria de Oliveira
Data do documento: 2013
Citação: GUIMARÃES, L. F. Escola Municipal de ensino infantil e fundamental Titanzinho: a escola como comunidade. 2013. 86 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Atualmente, a cidade de Fortaleza tem passado por um processo de agravamento das tensões sociais, que culminam inclusive no aumento da violência. Um grande fator potencializador desse processo tem sido o abandono da juventude, que tem levado muitoas crianças e adolescentes à marginalização, principalmente nos bairros da periferia. Uma saída que se tem para a resolução desse problema é oferecer um programa educativo amplo por meio das escolas públicas, de maneira a envolver e amparar os jovens carentes dando-lhes atividades e novas possibilidades de futuro. Dentro desse contexto, este Trabalho Final de Graduação tem como objetivo a proposição arquitetônica de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) que ofereça uma jornada integral de atividades para os alunos no bairro do Serviluz, área pobre da cidade e que tem seus jovens bastante penalizados pelas desigualdades sociais, de maneira que essa escola possa agir diretamente no cotidiano da comunidade dando uma nova perspectiva de vida para a juventude, contribuindo para um processo de reestruturação da área. Assim, o trabalho se desenvolve segundo duas linhas de raciocínio principais e complementares. A abordagem do papel social da escola de tempo integral, como agente de fortalecimento da cultura local e de reestruturação urbana, é conjugada ao estudo do edifício e espaço escolar, sua simbologia e relação com o ensino, convergindo para a materialização de uma proposta espacial na qual a arquitetura procure agir diretamente e de forma positiva na vida das pessoas, integrando-se com a comunidade e buscando adequar-se realmente aos anseios dos usuários, principalmente da juventude, através da criação de espaços de qualidade, que proporcionem uma boa convivência entre os indivíduos e contribuam para uma aprendizagem mais rica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42109
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_lfguimaraes.pdf97,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.