Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Alysson Façanha-
dc.contributor.authorLeite Júnior, Antônio José Melo-
dc.contributor.authorAlexandre, Francisco Serra Oliveira-
dc.contributor.authorBezerra, Vladymir de Lima-
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Nunes da-
dc.date.accessioned2019-05-28T18:09:08Z-
dc.date.available2019-05-28T18:09:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOREIRA, Alysson Façanha; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo; ALEXANDRE, Vladymir de Lima Bezerra; SILVA JÚNIOR, José Nunes da Silva. Desenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42084-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectAplicativo móvelpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um aplicativo móvel auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem em estequiometriapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: A introdução do computador e o desenvolvimento de softwares educativos na educação têm provocado uma verdadeira revolução na concepção de ensino e de aprendizagem. No Brasil, tais aplicativos relacionados com o ensino da química têm sido objeto de estudo de grupos de pesquisas, que desenvolveram várias ferramentas computacionais com o intuito de facilitar o aprendizado dos estudantes em diferentes temas. Em nossa experiência de ensino, temos identificado uma acentuada dificuldade dos alunos no aprendizado da estequiometria. Este cenário nos motivou a desenvolver um software educativo que abordasse cálculos estequiométricos. Objetivos: Desenvolver um aplicativo móvel educacional com o intuito de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem em estequiometria. Metodologia: Inicialmente, foram escolhidos 11 exercícios que abordam diferentes tipos de cálculos estequiométrios. A seguir, utilizando a plataforma Android, foi desenvolvida uma aplicação que possibilitasse a escolha do exercício, a inserção de dados e a obtenção de resultados. Resultados: O software desenvolvido permite aos usuários, de forma interativa, exercitar o balanceamento de equações químicas e simular cálculos estequiométricos envolvendo reagentes limitantes e em excesso, produção teórica e rendimento percentual, gravimetria e titulometria ácido forte-base forte. Além de resultados numéricos, o software fornece ao usuário o raciocínio que levou aos resultados apresentados, utilizando os dados inseridos pelo próprio usuário. Conclusão: O software desenvolvido é de fácil utilização, podendo ser explorado como uma ferramenta didático-computacional auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de estequiometria, será disponibilizado gratuitamente na Google Play Store.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_afmoreira.pdf49,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.