Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42081
Tipo: Resumo
Título: Fortalecimento do curso de ciências ambientais com acompanhamento contínuo de ingressos e egressos
Autor(es): Feitosa, Alcebíades Gomes Bezerra
Cavalcante, Cássia Liliane Alves
Menezes, Maria Eunice Oliveira
Melo, Juliana Barroso de
Garcez, Danielle Sequeira
Palavras-chave: Ações de divulgação;Extensão universitária;Aprimoramento profissional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FEITOSA, Alcebiades Gomes Bezerra et al. Fortalecimento do curso de ciências ambientais com acompanhamento contínuo de ingressos e egressos.Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Iniciado em 2010, a graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará, por ser um curso novo não só na universidade mas no país, e por apresentar uma proposta pedagógica marcadamente multidisciplinar, enfrenta desafios. Procurando entender e buscar melhorias, o projeto “Formando Cientistas Ambientais: a interdisciplinaridade por meio do envolvimento discente em ações de educação, extensão e pesquisa" vem sendo desenvolvido. As ações empreendidas tem como objetivo principal evitar a evasão universitária, trabalhando como linhas principais: auxiliar novos alunos na adaptação ao ambiente universitário, por meio de palestras e atividades interativas; identificando as dificuldades acadêmicas com a organização de monitorias voluntárias; auxiliando na interlocução entre grupos e Centro Acadêmico; promovendo ações de extensão como na Semana do Meio Ambiente; promovendo grupos de discussão sobre as explicativas do curso e da profissão. Ainda, no desenvolvimento do projeto, foram incluídas divulgações das atividades do curso em mídias digitais, expandindo o processo de auto avaliação para egressos - que podem dar o feedback direto do mercado para assim ampliar as competências requeridas, oferecendo maior confiança ao ingressante; elaboração de portfólio oficial das disciplinas e competências do Cientista Ambiental para ser divulgado em empresas, órgãos públicos e sociedade civil, visando obter visibilidade no mercado, dando maior segurança de empregabilidade ao egresso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42081
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_agbfeitosa - ok.pdf48,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.