Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022
Tipo: | TCC |
Título: | A importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil |
Autor(es): | Ferreira, Maria de Lourdes Uchoa |
Orientador: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Palavras-chave: | Desenvolvimento social;Educação;Processo de ensino aprendizagem |
Data do documento: | 2007 |
Citação: | FERREIRA, Maria de Lourdes Uchoa. A importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. 2007. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
Resumo: | Defende-se a compreensão do melhor caminho para se conseguir o desenvolvimento integral da criança, de forma gratificante. Recorre-se à história dos jogos e brinquedos nas civilizações para compreender os processos sociais e culturais que estruturaram o significado da infância nos tempos passados e atuais nas diversas sociedades, dentro de um contexto em que se observa a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na formação e reconhecimento da cultura infantil. Piaget (2006) e Vigotsky (2004), trazem contribuições importantes para a compreensão da gênese dos processos de desenvolvimento humano e assim entender como a criança aprende e como se constroem as estruturas cognitivas ou funções psicológicas superiores, levando em conta os fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos envolvidos. Cada autor defende esta tese de maneira particular, adotando posturas diferentes em vários aspectos, mas com alguns pontos em comum. Observa-se que a brincadeira e tudo que envolve o lúdico é uma característica presente na maneira de ser da criança, impulsionando o seu desenvolvimento em todos os sentidos; dessa forma constata-se que brincar é uma forma privilegiada de aprender. Vários autores através de estudos e experiências comprovam que os trabalhos onde se valoriza a dimensão lúdica nos jogos e brincadeiras, conseguem resultados positivos. É importante ter conhecimento sobre o uso dessas atividades com fins educativos, sem perder de vista os processos de desenvolvimento e as características especificamente infantis. Encontram-se fortes defensores e colaboradores dessa linha de trabalho em diversas áreas. Aqui a atuação do professor e do psicopedagogo recebe maior destaque. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mluferreira.pdf | 405,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.