Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria de Lourdes Uchoa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T15:50:45Z | - |
dc.date.available | 2019-05-24T15:50:45Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria de Lourdes Uchoa. A importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. 2007. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Defende-se a compreensão do melhor caminho para se conseguir o desenvolvimento integral da criança, de forma gratificante. Recorre-se à história dos jogos e brinquedos nas civilizações para compreender os processos sociais e culturais que estruturaram o significado da infância nos tempos passados e atuais nas diversas sociedades, dentro de um contexto em que se observa a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na formação e reconhecimento da cultura infantil. Piaget (2006) e Vigotsky (2004), trazem contribuições importantes para a compreensão da gênese dos processos de desenvolvimento humano e assim entender como a criança aprende e como se constroem as estruturas cognitivas ou funções psicológicas superiores, levando em conta os fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos envolvidos. Cada autor defende esta tese de maneira particular, adotando posturas diferentes em vários aspectos, mas com alguns pontos em comum. Observa-se que a brincadeira e tudo que envolve o lúdico é uma característica presente na maneira de ser da criança, impulsionando o seu desenvolvimento em todos os sentidos; dessa forma constata-se que brincar é uma forma privilegiada de aprender. Vários autores através de estudos e experiências comprovam que os trabalhos onde se valoriza a dimensão lúdica nos jogos e brincadeiras, conseguem resultados positivos. É importante ter conhecimento sobre o uso dessas atividades com fins educativos, sem perder de vista os processos de desenvolvimento e as características especificamente infantis. Encontram-se fortes defensores e colaboradores dessa linha de trabalho em diversas áreas. Aqui a atuação do professor e do psicopedagogo recebe maior destaque. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mluferreira.pdf | 405,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.