Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorFerreira, Maria de Lourdes Uchoa-
dc.date.accessioned2019-05-24T15:50:45Z-
dc.date.available2019-05-24T15:50:45Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria de Lourdes Uchoa. A importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. 2007. 55f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42022-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleA importância dos jogos, brinquedos e atividades lúdicas para o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDefende-se a compreensão do melhor caminho para se conseguir o desenvolvimento integral da criança, de forma gratificante. Recorre-se à história dos jogos e brinquedos nas civilizações para compreender os processos sociais e culturais que estruturaram o significado da infância nos tempos passados e atuais nas diversas sociedades, dentro de um contexto em que se observa a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na formação e reconhecimento da cultura infantil. Piaget (2006) e Vigotsky (2004), trazem contribuições importantes para a compreensão da gênese dos processos de desenvolvimento humano e assim entender como a criança aprende e como se constroem as estruturas cognitivas ou funções psicológicas superiores, levando em conta os fatores biológicos, sociais, culturais e psicológicos envolvidos. Cada autor defende esta tese de maneira particular, adotando posturas diferentes em vários aspectos, mas com alguns pontos em comum. Observa-se que a brincadeira e tudo que envolve o lúdico é uma característica presente na maneira de ser da criança, impulsionando o seu desenvolvimento em todos os sentidos; dessa forma constata-se que brincar é uma forma privilegiada de aprender. Vários autores através de estudos e experiências comprovam que os trabalhos onde se valoriza a dimensão lúdica nos jogos e brincadeiras, conseguem resultados positivos. É importante ter conhecimento sobre o uso dessas atividades com fins educativos, sem perder de vista os processos de desenvolvimento e as características especificamente infantis. Encontram-se fortes defensores e colaboradores dessa linha de trabalho em diversas áreas. Aqui a atuação do professor e do psicopedagogo recebe maior destaque.pt_BR
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_mluferreira.pdf405,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.