Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41971
Tipo: Artigo de Evento
Título: Memórias sobre formação de professores na cidade de Jaguaruana-CE (1960-1980)
Autor(es): Silva, Kamillo Karol Ribeiro e
Damasceno, Ana Daniella
Palavras-chave: Formação docente;Cidade de Jaguaruana-CE (1960-1980);Movimento de Educação de Base;Movimento Brasileiro de Alfabetização
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e; DAMASCENO, Ana Daniella. Memórias sobre formação de professores na cidade de Jaguaruana-CE (1960-1980). In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais ... Fortaleza (CE), 2014. p. 1651-1662.
Resumo: A pergunta apressada havia sido: como foi desenvolver um trabalho de educação popular, com ênfase na alfabetização de adultos, em Jaguaruana, nos anos de 1970? A resposta não foi como eu imaginava. Esperava ali um “Foi difícil!”, “Foi complicado!”, “Não havia recursos”. Mas o que escutei foi a história da vida de alguém que estava, através da religião, ligada à educação. Logo percebi que a Irmã Dionísia era uma narradora exemplar. Inspirado nesse relato, construído por uma mulher que viveu, no referido período, a experiência da implantação de um programa de alfabetização de adultos, decidi iniciar este estudo. A fala da Irmã Dionísia remete-se a um tempo conturbado da História do Brasil. Em 1963, a experiência de alfabetização criada por Paulo Freire e aplicada na cidade de Angicos – RN havia sido bem sucedida. Em 45 dias, 300 adultos foram alfabetizados. A comprovada eficácia da prática efetuada em Angicos disseminou a experiência por várias partes do país, como por exemplo, no bairro Quintas, em Natal-RN, na Vila Helena Maria, em Osasco, São Paulo,em Brasília e nos municípios da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Embora no Ceará não se tenham muitos registros desta época que versem sobre experiências educacionais baseadas na concepção freireana, não podemos negar a existência de tentativas de aplicação do método, além, é claro das vivências produzidas pela Igreja Católica através do Movimento Cáritas e do MEB – Movimento de Educação de Base. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41971
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_kkrsilvaaddamasceno.pdf5,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.