Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Cristina Cláudia Tabosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T13:11:56Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T13:11:56Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo de leitura | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicopedagógica | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Intervenção psicopedagógica no processo da leitura | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_cctpinheiro.pdf | 453,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.