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dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSabino, Ana Fabiola Mota-
dc.date.accessioned2019-05-22T12:55:23Z-
dc.date.available2019-05-22T12:55:23Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSABINO, Ana Fabiola Mota. Interferência da desagregação familiar no desenvolvimento emocional da criança. 2005. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41866-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesagregação familiarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProgramas educacionaispt_BR
dc.titleInterferência da desagregação familiar no desenvolvimento emocional da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho faz uma apreciação sobre a questão da desagregação familiar e a interferência no desenvolvimento emocional da criança. Na pesquisa bibliográfica foi notificado que há entre os vários estudos e hipóteses de que em alguns casos as dificuldades de aprendizagem ou o comportamento indisciplinado de alunos podem estar relacionados ao evento da separação dos pais. Frente a hipótese ora citada veio o interesse em desenvolver uma apreciação sobre a questão exposta. Neste aspecto traça um referencial teórico baseado em análises e concepções de autores como Almeida, Áries, Bowlby, Klaus e outros, formando assim a base teórica. O assunto foi distribuído em três capítulos, propondo assim destacar o assunto em suas variações, levando em conta opiniões e perspectivas de superação. Partindo do citado estudo foi possível verificar que, o papel do Professor e do Psicopedagogo na atualidade detém uma expressiva importância, visto serem estes mediadores de projetos e programas educacionais que senão possam superar, mas pelo menos amenizar os possíveis problemas que a desagregação familiar possa acarretar ao processo de ensino-aprendizagem da criança em fase escolar.pt_BR
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