Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
Type: | TCC |
Title: | Intervenção psicopedagógica no contexto escolar |
Authors: | Feitosa, Waleska Ponte |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Processo ensino aprendizagem;Avaliação da Educação;Psicopedagogia |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | FEITOSA, Waleska Ponte. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2005. 42f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho aborda de forma ampla o papel da escola na sociedade e a participação da família no processo ensino-aprendizagem como elementos mediadores da formação e conhecimento dos educandos. Discute-se que, na realidade de hoje, as famílias, a escola e o currículo escolar sofreram profundas mudanças em sua estrutura e nas funções sociais e culturais.Isto tornou necessário que o psicopedagogo, como agente nesse processo de ensino-aprendizagem, intervenha na dinâmica das dificuldades de aprendizagem visando a solução dos problemas e tendo como foco a família, a escola e o aluno. Mostra-se que a escola e a família são responsáveis pela formação, educação e construção do saber para que possa acontecer aprendizagem. Entretanto, existe uma crise de paradigmas educacionais. É necessário que o psicopedagogo os conheça para poder intervir e produzir modificações. Conclui-se, que cabe aos psicopedagogos buscarem nas teorias aquilo que sustentará a sua prática no contexto escolar (realidade) através de sua intervenção. Conclui-se que ousar é o novo verbo de ações. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_wpfeitosa.pdf | 266,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.