Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859
Tipo: TCC
Título : Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico
Autor : Silva, Maria José Gurgel da
Tutor: Agrello, Marisa Pascarelli
Palabras clave : Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Brinquedoteca
Fecha de publicación : 2005
Citación : SILVA, Maria José Gurgel da. Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico. 2005. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumen en portugués brasileño: Esta monografia foi elaborada com a finalidade de intervir, refletir e verificar o real significado do lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil, estabelecendo a relação com uma intervenção psicopedagógica realizada em um projeto social com crianças carentes, visando proporcionar o desenvolvimento pessoal, afetivo, social, cognitivo e cultural, através de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Para tanto procura -se não só conceituar o brincar como também determinar o significado e a função social do brinquedo e a mensagem transmitida por ele, como característica primordial na construção e pleno desenvolvimento das potencialidades infantis. A pesquisa foi subsidiada teoricamente nos trabalhos de autores estudiosos do assunto como Winnicott e Vygotsky dentre outros que definem a ludicidade como fonte de vida e suas relações com a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a da pesquisa -ação fundamentada por uma intervenção como caminho possível para auxiliar os educandos nos aspectos que apresentaram dificuldades. A pesquisa reflete sobre a execução de um projeto temático iniciado com a intervenção psicopedagógica, que teve duração de seis meses, sendo norteado por vivências lúdicas, dinâmicas de integração, estimulação das crianças, atra vés da confecção de brinquedos com sucatas, de brincadeiras, jogos, oficinas de leitura e dramatizações. A observação, frente às atividades propostas por meio do lúdico, revelou um progresso relevante na sociabilidade, afeição, criatividade, motivação e cognição.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859
Aparece en las colecciones: EPP - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_tcc_mjgsilva.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.