Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859
Tipo: TCC
Título: Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico
Autor(es): Silva, Maria José Gurgel da
Orientador: Agrello, Marisa Pascarelli
Palavras-chave: Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Brinquedoteca
Data do documento: 2005
Citação: SILVA, Maria José Gurgel da. Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico. 2005. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Esta monografia foi elaborada com a finalidade de intervir, refletir e verificar o real significado do lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil, estabelecendo a relação com uma intervenção psicopedagógica realizada em um projeto social com crianças carentes, visando proporcionar o desenvolvimento pessoal, afetivo, social, cognitivo e cultural, através de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Para tanto procura -se não só conceituar o brincar como também determinar o significado e a função social do brinquedo e a mensagem transmitida por ele, como característica primordial na construção e pleno desenvolvimento das potencialidades infantis. A pesquisa foi subsidiada teoricamente nos trabalhos de autores estudiosos do assunto como Winnicott e Vygotsky dentre outros que definem a ludicidade como fonte de vida e suas relações com a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a da pesquisa -ação fundamentada por uma intervenção como caminho possível para auxiliar os educandos nos aspectos que apresentaram dificuldades. A pesquisa reflete sobre a execução de um projeto temático iniciado com a intervenção psicopedagógica, que teve duração de seis meses, sendo norteado por vivências lúdicas, dinâmicas de integração, estimulação das crianças, atra vés da confecção de brinquedos com sucatas, de brincadeiras, jogos, oficinas de leitura e dramatizações. A observação, frente às atividades propostas por meio do lúdico, revelou um progresso relevante na sociabilidade, afeição, criatividade, motivação e cognição.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_mjgsilva.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.