Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco Antonio Alves | - |
dc.contributor.author | Martins, Raquel Carine de Moraes | - |
dc.contributor.author | Gomes, Rafelina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T18:10:30Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T18:10:30Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisco Antonio Alves; MARTINS, Raquel Carine de Moraes; GOMES; Rafelina de Sousa. Alfabetização e escolarização de trabalhadores (as) no campo: conquistas e desafios. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 175-187. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41787 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais e organizações | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e escolarização de trabalhadores (as) no campo: conquistas e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos a luta por uma educação do campo vem sendo estabelecida por alguns segmentos da sociedade civil. Dentre eles podemos citar os Movimentos Sociais e Organizações não governamentais que atuam no campo, o Movimento dos Sem-Terra – MST, a Federação dos trabalhadores (as) na agricultura do estado do Ceará – FETRAECE que pontuam as reivindicações por uma educação que contemple a realidade dos sujeitos do campo. Estas lutas foram fundamentais para a criação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, uma política educacional específica para áreas de assentamentos, envolvendo além dos movimentos e organizações do campo, as universidades e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Uma das principais e recentes conquistas de políticas públicas por uma educação do campo foi a aprovação das ‘Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo’ – Parecer no 36/2001 e resolução 1/2002 do conselho Nacional de Educação .”(Caldart, 2004, p. 01).[....] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_faaridrigues.pdf | 42,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.