Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41776
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Resgate histórico da constituição dos fundos públicos para o financiamento da escola pública brasileira |
Autor : | Sousa, Antonia de Abreu Oliveira, Elenilce Gomes de Arrais Neto, Enéas de Araújo Bezerra, Tânia Serra Azul Machado Pires, Márcia Gardênia Lustosa |
Palabras clave : | Financiamento da Educação;Educação;Conferência Inter-estadual de Ensino Primário |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | SOUSA, Antonia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado; PIRES, Márcia Gardênia Lustosa. Resgate histórico da constituição dos fundos públicos para o financiamento da escola pública brasileira. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 27-33. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao longo da história do financiamento da educação brasileira, a primeira tentativa de constituição de um fundo data do período colonial, (após a expulsão dos Jesuítas), que financiava a educação, passando o custo do ensino a ser efetivado com recursos arrecadados nas coletas chamadas de subsídio literário. A quantia arrecadada era tão pouca, que nem cobria o pagamento dos professores que trabalhavam nas províncias. No período imperial, foram empreendidas várias tentativas para constituir fundos para a educação, porém todas sem o sucesso esperado (MELCHIOR, 1981). No Brasil republicano, perdurou até 1921 a falta de definição sobre as fontes e os recursos para a educação, sendo a Conferência Inter-estadual de Ensino Primário organizada pelo Governo federal, durante aquele ano, que cometeu para a União, em colaboração com estados e o Distrito Federal, a responsabilidade pela difusão do Ensino Primário e pelo combate ao analfabetismo, a partir do aumento gradual das despesas até dez por cento dos saldos orçamentários. Houve também a previsão para se constituir um Fundo Escolar do Ensino Primário Nacional, com diversas fontes de receitas, vendas de terrenos, impostos para educação, percentuais adicionados a impostos e recursos orçamentários”. (MELCHIOR, 1981, p. 38). [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41776 |
ISBN : | 85 7282 202 X |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_aasousa.pdf | 26,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.