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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41718
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Elizeu Clementino de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T14:32:26Z | - |
dc.date.available | 2019-05-16T14:32:26Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Elizeu Clementino de. Autobiografia, memória e história institucional. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 65-74. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41718 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memórias narrativas | pt_BR |
dc.subject | Reflexões teórico-metodológicas | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Autobiografia, memória e história institucional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto resulta de reflexões teóricas concernentes à memória e o papel das narrativas como práticas de formação. Tomo como referência para organização do presente texto trabalhos de Souza (2003, 2005) que sistematizam reflexões teórico-metodológicas sobre as histórias de vida em formação e a fertilidade da utilização do trabalho centrado na memória (Catani, 1997) e na abordagem biográfica na formação inicial e/ ou continuada de professores. A pesquisa3 que ora desenvolvemos se inscreve na tentativa de contribuir para a superação da escassez de investigações, principalmente em nível local no campo das histórias de vida e das instituições, que relacionem gênero, docência e memória. Pensamos que essas categorias possam apontar para visualização das possibilidades formativas do gênero na produção da profissão docente. Quando invocamos a memória não estamos entendendo-a como algo que se fixa apenas no campo subjetivo, já que toda vivência, ainda que singular e auto-referente, situa-se também num contexto histórico e cultural. Sabemos que a memória é uma experiência histórica indissociável das experiências peculiares de cada indivíduo e cada cultura. A arte de lembrar4 remete o sujeito a observar-se numa dimensão genealógica, como um processo de recuperação do eu, e a memória narrativa marca um olhar sobre si em diferentes tempos e espaços, os quais se articulam com as lembranças e as possibilidades de narrar as experiências.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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