Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Expedito Wellington Chaves-
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.date.accessioned2019-05-15T18:58:24Z-
dc.date.available2019-05-15T18:58:24Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCOSTA, Expedito Wellington Chaves; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Propostas para formar alunos leitores no mundo contemporâneo. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p.35-41.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41699-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectNaturezas sociocultural e econômicapt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titlePropostas para formar alunos leitores no mundo contemporâneopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA vivência em sala de aula, baseada em trabalhos com língua portuguesa, seja com alunos da Educação Básica ou com professores em formação, é o princípio para as propostas apresentadas nesse trabalho. Não pretendemos aqui indicar um receituário para os professores usarem com os seus alunos, mas estimular reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de língua materna a partir da exposição de algumas idéias relativas ao manejo dos conteúdos, que devem estar devidamente inseridos às necessidades formativas e comunicativas do falante/ouvinte e do leitor/escritor. Para isso, baseamo-nos no pressuposto de que, em cada situação concreta de interatividade verbal, há especificidades contextuais de naturezas sociocultural e econômica, determinantes para a tomada de posição por parte do usuário da língua portuguesa, que lhe permitirão superar as dificuldades no processo de interação comunicativa. Entretanto, é indispensável aos professores de Português o domínio de alguns conceitos e estratégias metodológicas para facilitar a aprendizagem pelos alunos. Este profissional, como qualquer outro docente, precisa ter conhecimento específico da área em que atua, além de usar linguagem clara, de desenvolver relação saudável com os alunos e de respeitar e valorizar os conhecimentos prévios que cada um deles já traz da vida paralela à escola. Para isso, o professor deve investir em formação permanente estar atento à evolução dos estudos na sua área. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_ewccostaagmagalhaesjunior.pdf27,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.