Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Expedito Wellington Chaves | - |
dc.contributor.author | Magalhães Junior, Antonio Germano | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T18:58:24Z | - |
dc.date.available | 2019-05-15T18:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Expedito Wellington Chaves; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Propostas para formar alunos leitores no mundo contemporâneo. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p.35-41. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 202 X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41699 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Naturezas sociocultural e econômica | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Propostas para formar alunos leitores no mundo contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A vivência em sala de aula, baseada em trabalhos com língua portuguesa, seja com alunos da Educação Básica ou com professores em formação, é o princípio para as propostas apresentadas nesse trabalho. Não pretendemos aqui indicar um receituário para os professores usarem com os seus alunos, mas estimular reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de língua materna a partir da exposição de algumas idéias relativas ao manejo dos conteúdos, que devem estar devidamente inseridos às necessidades formativas e comunicativas do falante/ouvinte e do leitor/escritor. Para isso, baseamo-nos no pressuposto de que, em cada situação concreta de interatividade verbal, há especificidades contextuais de naturezas sociocultural e econômica, determinantes para a tomada de posição por parte do usuário da língua portuguesa, que lhe permitirão superar as dificuldades no processo de interação comunicativa. Entretanto, é indispensável aos professores de Português o domínio de alguns conceitos e estratégias metodológicas para facilitar a aprendizagem pelos alunos. Este profissional, como qualquer outro docente, precisa ter conhecimento específico da área em que atua, além de usar linguagem clara, de desenvolver relação saudável com os alunos e de respeitar e valorizar os conhecimentos prévios que cada um deles já traz da vida paralela à escola. Para isso, o professor deve investir em formação permanente estar atento à evolução dos estudos na sua área. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_ewccostaagmagalhaesjunior.pdf | 27,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.