Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41678
Tipo: Artigo de Evento
Título : Teria que vir a Universidade do Ceará: pistas para uma história
Autor : Vieira, Sofia Lerche
Palabras clave : Ensino superior Ceará;Mensagens de Governo
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Edições UFC
Citación : VIEIRA, Sofia Lerche. "Teria que vir a Universidade do Ceará’’: pistas para uma história. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 279-289.
Resumen en portugués brasileño: As origens da idéia de educação superior no Ceará remontam ao século XIX, explicitando-se nas Mensagens dos governos republicanos a partir de 1891 (Costa, 2006). A concretização de sua existência, contudo, somente se materializaria no século XX. O texto ora apresentado procurar captar o processo de lenta construção da universidade no Ceará debruçando se sobre o intervalo compreendido entre o início e o princípio da década de noventa. O estudo mostra que embora tenham existido estabelecimentos de ensino superior desde o início do século XX, a universidade propriamente dita é uma organização tardia. A primeira delas apenas se materializaria em meados dos anos cinqüenta, quando se constitui a Universidade Federal do Ceará (UFC). As demais universidade viriam muito depois: duas delas na década de setenta (a Universidade de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará) e as demais entre o final da década de oitenta e inicio de noventa (a Universidade Regional do Cariri e a Universidade do Vale do Acaraú).[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41678
ISBN : 85 7282 202 X
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_eve_slvieira.pdf39,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.