Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Maria do Socorro S. F.-
dc.contributor.authorPereira, Nívea da Silva-
dc.contributor.authorVieira, Sofia Lerche-
dc.date.accessioned2019-05-14T17:22:07Z-
dc.date.available2019-05-14T17:22:07Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBEZERRA, Maria do Socorro S. F.; PEREIRA, Nívea da Silva; VIEIRA, Sofia Lerche. Professores no Ceará – o que diz a legislação imperial. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 289-298.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41650-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCeará Imperialpt_BR
dc.subjectPolítica Educacional e Magistériopt_BR
dc.titleProfessores no Ceará – o que diz a legislação imperialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se detém sobre a profissão professor no Ceará Imperial, tomando como referencia a legislação estadual de educação publicada neste período. É fruto do estudo “Política de Formação de Professores: a legislação como mapa”, iniciativa vinculada à investigação mais ampla intitulada “Política Educacional e Magistério: cenários históricos e contemporâneos da capitania do Siará Grande” (PEMAC). Partindo do conjunto de 431 documentos identificados, iniciamos o processo de categorização, que consistiu em duas fases distintas: a seleção da legislação que versava sobre profissão docente, as quais resultaram em 284; a definição das categorias temáticas, quais sejam: concessão de direitos, provimento de cadeiras, estrutura e funcionamento, despesas e orçamentos, e ordenado/carreira. Estes encaminhamentos foram realizados utilizando um sumário remissivo contendo as ementas da legislação. Para termos a visão da distribuição da legislação educacional durante o período em estudo, produz um quadro quantitativo anual destes dispositivos por categorias, através do qual foi possível extrair uma amostra por década (início, meio e fim), observando os anos em que as categorias estavam contempladas. Tal procedimento metodológico resultou na seleção de 150 documentos compreendendo as décadas de 1830 a 1860. Finalizando esta etapa, através de uma amostra intencional e estratificada, escolhemos cinco fontes por década, procurando destacar uma de cada categoria, resultando numa amostra de 74 documentos.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_mssfbezerranspereira.pdf34,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.