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Tipo: Artigo de Evento
Título: Políticas públicas educacionais e crianças afrodescendentes: a constituição histórica de um discurso
Autor(es): Damião, Flávia de Jesus
Palavras-chave: Politicas públicas;Afrodescendentes;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: DAMIÃO, Flávia de Jesus. Políticas públicas educacionais e crianças afrodescendentes: a constituição histórica de um discurso. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 54-65.
Resumo: As políticas públicas educacionais para crianças afrodescendentes de 0 a 6 anos têm se constituído em um campo reflexivo pouco contemplado por professores, pesquisadores e estudantes do campo da educação brasileira, assim como, no âmbito político, recebe pouca atenção por parte dos gestores públicos. Há um sistemático “esquecimento” por parte do pensamento social brasileiro, assim como pelas autoridades governamentais que no nosso país, o pertencimento étnico é um elemento que gera diferentes condições de vida. A despeito das construções históricas dos discursos e práticas universalistas sobre a experiência existencial das crianças 0 a 6 anos2 brasileiras, sabemos que viver a primeira infância no Brasil passa pela necessária articulação entre as categorias: etnia, idade, classe social e regionalidade. De acordo com dados do Unicef (2003) das 23 milhões de crianças de 0 a 6 anos, o pertencimento étnico representa uma desvantagem, tendo em vista que neste universo, 68,39% de crianças pretas e pardas de 0 a 6 anos não tem acesso ao sistema educacional.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41617
ISBN: 85 7282 202 X
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