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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamião, Flávia de Jesus-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:30:59Z-
dc.date.available2019-05-13T18:30:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationDAMIÃO, Flávia de Jesus. Políticas públicas educacionais e crianças afrodescendentes: a constituição histórica de um discurso. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 54-65.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 202 X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41617-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPoliticas públicaspt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais e crianças afrodescendentes: a constituição histórica de um discursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs políticas públicas educacionais para crianças afrodescendentes de 0 a 6 anos têm se constituído em um campo reflexivo pouco contemplado por professores, pesquisadores e estudantes do campo da educação brasileira, assim como, no âmbito político, recebe pouca atenção por parte dos gestores públicos. Há um sistemático “esquecimento” por parte do pensamento social brasileiro, assim como pelas autoridades governamentais que no nosso país, o pertencimento étnico é um elemento que gera diferentes condições de vida. A despeito das construções históricas dos discursos e práticas universalistas sobre a experiência existencial das crianças 0 a 6 anos2 brasileiras, sabemos que viver a primeira infância no Brasil passa pela necessária articulação entre as categorias: etnia, idade, classe social e regionalidade. De acordo com dados do Unicef (2003) das 23 milhões de crianças de 0 a 6 anos, o pertencimento étnico representa uma desvantagem, tendo em vista que neste universo, 68,39% de crianças pretas e pardas de 0 a 6 anos não tem acesso ao sistema educacional.[...]pt_BR
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