Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41605
Type: | TCC |
Title: | A docência universitária no século XXI: identidades e dilemas |
Authors: | Saldanha, Otilio Diógenes |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Educação Superior;Processo ensino-aprendizagem;Identidade institucional |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | SALDANHA, Otilio Diógenes. A docência universitária no século XXI: identidades e dilemas. 2010. 64f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho discute o currículo da educação superior no contexto da sociedade do conhecimento, sob dois aspectos: a identidade profissional do docente universitário e os dilemas da profissão docente. Metodologicamente, a investigação desenvolveu-se orientada na perspectiva da pesquisa qualitativa através da técnica de revisão bibliográfica, e aborda as seguintes temáticas: formação de professores, docência no e do ensino superior, o currículo da educação superior, prática docente e compreensão do contexto social e educacional da atualidade. Constatou-se que no contexto atual, a universidade se caracteriza como um sistema aberto que estabelece diálogo com o meio contíguo, mas suas relações externas se dão através de uma identidade fragmentada, e os resultados da ação no meio, se aproximam mais de ações isoladas caracterizadas pela identidade profissional dos indivíduos que as desenvolvem do que pela identidade institucional. Um dos traços marcantes dessa ação é o caráter dilemático, o que só ocorre em ambiente democrático e autônomo. Conclui-se que a identidade profissional do indivíduo e a identidade da instituição se influenciam reciprocamente e que os dilemas, vistos como pontos de tensão entre dois ou mais pólos de uma situação a resolver, podem ser solucionados com impacto mínimo entre os mesmos quando se tende a atuar no ponto de equilíbrio da questão |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41605 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_odsaldanha.pdf | 365,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.