Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41583
Tipo: TCC
Título: Formação do oficial na academia de Polícia Militar do Ceará
Autor(es): Pinheiro, Danielle de Sales
Orientador: Ferreira , Luiz Gonzaga Rebouças
Palavras-chave: Formação profissional do oficial de polícia;Academia de Polícia Militar do Ceará;Capacitação continuada
Data do documento: 2012
Citação: PINHEIRO, Danielle de Sales. Formação do oficial na academia de Polícia Militar do Ceará. 2012. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: A formação do oficial de polícia no Estado do Ceará é o foco do presente trabalho. A carreira de oficial inicia-se quando o candidato, obrigatoriamente com o ensino médio concluído, presta um vestibular na Universidade Estadual do Ceará e, se aprovado, dá início ao Curso de Formação de Oficiais, com duração de três anos na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó. Após a conclusão do curso superior, o aluno sai graduado em Segurança Pública e apto a ser nomeado por ato do Governador, Oficial de Polícia Militar. Por meio de pesquisa bibliográfica e de campo procurou-se estudar como se dá a formação profissional do oficial e quais as competências que norteiam a profissão, a fim de saber se a formação recebida é capaz de capacitá-lo para os desafios enfrentados na execução de suas atividades laborais. A ética, o preparo psicológico no desempenho da profissão, a capacitação em chefia e liderança, a formação pautada pelos direitos humanos, além da técnica policial militar foram temas abordados. O uso da pesquisa qualitativa e do método indutivo possibilitou compreender a percepção particular dos oficiais estudados a respeito da formação que é dada pelo Estado. Foi abordado sobre capacitações ao longo da carreira, haja vista o oficial iniciar no posto de tenente e avançar ao longo dos anos até o posto de coronel. Os resultados da investigação demonstraram que a formação na Academia de Polícia Militar não é capaz de preparar de forma satisfatória o oficial para o desempenho da atividade de gestor da segurança pública, consequentemente, trazendo prejuízos às comunidades cearenses. A capacitação continuada, que consiste na realização ao longo da carreira de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização, é realizada, também, insuficiente frente aos desafios de uma profissão que expõe o profissional a uma alta carga de estresse pondo em risco a própria vida para salvar outra de quem não conhece, mas que está precisando de ajuda.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41583
Aparece nas coleções:EDES - Monografias
LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_dspinheiro.pdf412,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.