Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41565
Type: TCC
Title: Planejamento de ensino na concepção de docentes do ensino superior
Authors: Machado, Marta Suiane Barbosa
Advisor: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Ensino superior;Planejamento;Docente
Issue Date: 2012
Citation: MACHADO, Marta Suiane Barbosa. Planejamento de ensino na concepção de docentes do ensino superior. 2012. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: O planejamento de ensino envolve a tomada consciente de decisões acerca das situações concretas de ensino. É, portanto, um ato político-pedagógico que explicita os objetivos que se deseja atingir através do processo de ensino, assim como o caminho a percorrer para alcançá-los da forma mais satisfatória. O ensino superior brasileiro possui uma organização própria que intervém na forma como o planejamento é concebido e realizado. Aliado a isso existem questões relativas ao agente planejador, no caso o docente, que também possui um modo particular de compreender e realizar seu planejamento. Entender a forma como a organização do ensino superior interfere no planejamento e a concepção que os docentes têm a seu respeito são os principais objetivos deste trabalho. Para isso se fará um estudo da configuração do ensino superior na atualidade e da forma como o planejamento é realizado neste nível de ensino. Serão também abordadas as implicações da formação docente na realização do planejamento e questões relativas às competências necessárias aos profissionais que o exercem. Enquanto nos demais níveis de ensino o planejamento acontece de forma mais sistematizada, no ensino superior ele carece de uma maior atenção. A expansão do ensino superior, sua departamentalização, a formação docente descontextualizada com a dimensão prática da atividade profissional e o acúmulo de atribuições a que o docente de ensino superior é submetido são fatores de influência para que o planejamento ainda não aconteça da forma almejada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41565
Appears in Collections:EDES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_msbmachado.pdf383,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.