Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41563
Type: | TCC |
Title: | A utilização da informática no Processo de Ensino-aprendizagem |
Authors: | Abreu, Maria de Lourdes Barroso de |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Informática Educativa;Escola Pública;Parâmetros curriculares |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | ABREU, Maria de Lourdes Barroso de. A utilização da informática no Processo de Ensino-aprendizagem. 2012. 45f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste trabalho descreve-se a utilização da informática no ensino aprendizagem dos estudantes da escola pública. Nesta perspectiva, o objetivo geral do estudo foi verificar a influência do computador, se este altera as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na sala de aula. A metodologia para nortear este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de atingir uma boa base teórica e foram utilizados autores que tratam da informática no ensino aprendizagem, dentre os quais podem ser citados: Cury, Freire e Prado, Litto, Moraes, Oliveira, Papert, Valente, com procedimentos de abordagem qualitativa. Concluiu-se que os educadores precisam se submeter a um processo dos métodos de ensinar e aprender com a intervenção do computador, construindo modelos diferentes daqueles que se conhecem, adequados ás necessidades de utilização da informática no ensino aprendizagem, de modo a conduzir a uma compreensão crítica da realidade e ao desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41563 |
Appears in Collections: | EDES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mlbabreu.pdf | 461,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.