Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41504
Tipo: Artigo de Evento
Título: Imagens, vivências e trilhas interpretativas: desmistificando o universo familiar do deficiente visual
Autor(es): Magalhães, Elisângela Bezerra
Brandão, Jorge Carvalho
Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Valores Moraes;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho; SANTOS, Maria José Costa dos. Imagens, vivências e trilhas interpretativas: desmistificando o universo familiar do deficiente visual. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 608-607. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: Atualmente a sociedade contemporânea passa por uma conjuntura de mudanças e transformações de valores morais, éticos, esses fatos manifestam influências diretamente na formação da identidade dos sujeitos, no âmbito escolar essas tensões e impactos como todas essas mudanças e vão de encontro as transformações da vida em sociedade, em geral. Em relação à escola percebemos que as mudanças são relacionadas desde as adaptações dos currículos, das normas e da inclusão. Diante de muitas mudanças de paradigmas que acontecem diariamente na sociedade, podemos nos remeter a inclusão, seja ela em relação à família que recebe uma criança com deficiência, seja na escola que deve atender a essa criança com NEE181, seja na sociedade onde esses indivíduos têm seus direitos assegurados pela constituição e as leis que regem o país. Para Pereira (2007, p. 19), família em sentido genérico e biológico é o conjunto de pessoas que descendem de tronco ancestral comum; em senso estrito, a família se restringe ao grupo formado pelos pais e filhos; e em sentido universal é considerada a célula social por excelência. Diniz (2007, p. 9) descreve a família como todos os indivíduos que estiverem ligados pelo vínculo da consanguinidade ou da afinidade, chegando a incluir estranhos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41504
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ebmagalhaes.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.