Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4149
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dialogando com professores na escola sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis |
Título em inglês: | Dialoguing with teachers at school about sexuality and sexually transmitted diseases |
Autor(es): | Torres, Cibele Almeida |
Palavras-chave: | Doenças Sexualmente Transmissíveis;Educação Sexual |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Rene |
Citação: | TORRES, C. A. Dialogando com professores na escola sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. Rev. Rene, Fortaleza, v. 9, n. 4, p. 151-157, out./dez.2008. |
Resumo: | A experiência no contexto escolar apresentou pontos de vulnerabilidade a que os adolescentes estão expostos, tanto pela própria idade quanto pela carência de informação acerca do próprio processo de adolescer. Logo, o objetivo foi relatar sobre uma ofi cina de Educação em Saúde com professores sobre sexualidade e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trata-se de relato de experiência, descrito a partir de ofi cina com doze docentes de uma escola do Estado do Ceará, realizada no mês de maio de 2007. Os professores deram importância a essa temática, pois acreditam que a escola, juntamente, com a família, forma um conjunto interligado na educação do jovem para uma prática sexual segura. Apontaram suas difi culdades e reconheceram seu despreparo para a abordagem do assunto. Ações que permitam a articulação da saúde com a escola favorecem aos jovens meios para alcançarem uma melhor qualidade de vida por meio da refl exão de suas atitudes. |
Abstract: | Our experience in school context shows us vulnerability points to which adolescents are exposed due to both the age and shortage of information about the process of becoming an adolescent. Thus, we aim to report a workshop on health education with teachers about sexuality and sexually transmitted diseases. It is an experience report, described from a workshop with twelve teachers from a public school in the state of Ceará and carried out in May, 2007. The teachers gave importance to this theme. They believe school and family form an interconnected group in youngsters’ education for a safe sexual practice. They brought forward their diffi culties and recognized they are not prepared to approach this subject. Actions to permit the articulation between health and school favor means for the youngsters to accomplish better life quality through refl ection about their attitudes. |
Resumen: | La experiencia en el contexto escolar reveló puntos de vulnerabilidad a los cuales los adolescentes están expuestos, debido a la edad de los mismos y también por carencia de información sobre el propio proceso de convertirse en adolescente. Por lo tanto, el objetivo fue mostrar un taller de Educación en Salud con profesores que hablaron sobre sexualidad y enfermedades transmitidas sexualmente. Se describe la experiencia obtenida a partir de dicho taller, realizado con doce profesores de una escuela del estado de Ceará, durante el mes de mayo de 2007. Los docentes dieron gran importancia a esa temática, pues creen que, escuela y familia a la par, forma un conjunto interaliado en la educación del joven relacionado a una práctica sexual segura. Expusieron sus difi cultades y reconocieron su falta de preparación para el planteo de ese asunto. Acciones que permitan la articulación de la salud con la escuela favorecen a los jóvenes, medios para que puedan mejorar su calidad de vida, refl exionando sobre sus actitudes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4149 |
ISSN: | 1517-3852 Impressa 2175-6783 On line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_art_catorres.pdf | 60,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.