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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliando o impacto da política brasileira de plantas medicinais e fitoterápicos na formação superior da área de saúde
Título em inglês: Evaluating the impact of the Brazilian policy on medicinal and phytotherapeutic plants in the higher education of the health area.
Autor(es): Sá, Kellen Miranda
Lima, Alberto Sampaio
Bandeira, Mary Anne Medeiros
Andriola, Wagner Bandeira
Nojosa, Ronald Targino
Palavras-chave: Políticas públicas;Plantas medicinais;Práticas pedagógicas;Avaliação da educação superior
Data do documento: 2018
Citação: SÁ, Kellen Miranda et al. Avaliando o impacto da política brasileira de plantas medicinais e fitoterápicos na formação superior da área de saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação , v. 13, p. 1106-1131, 2018.
Resumo: As plantas podem ser modelos para a síntese de um grande número de fármacos e no caso dos fitoterápicos fazem parte diretamente de sua composição. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), de 2006, é considerada o marco regulatório da fitoterapia brasileira. O governo brasileiro desenvolveu ações para sua efetivação, entretanto seu avanço foi limitado por fatores tais como o conhecimento insuficiente dos profissionais de saúde sobre fitoterapia. A investigação exploratório descritiva objetivou evidenciar as repercussões geradas pela PNPMF na graduação em saúde em um estado do Nordeste brasileiro. A fundamentação baseou-se em revisão de literatura sobre formação superior em saúde no Brasil, diretrizes curriculares nacionais, PNPMF, plantas medicinais em saúde pública e opiniões de grupos-chave da área. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, por meio da triangulação entre métodos.
Abstract: Plants can be models for the synthesis of a large number of drugs and in the case of herbal medicines they are directly part of their composition. The National Policy of Medicinal Plants and Phytotherapics (PNPMF) of 2006 is considered the regulatory framework of Brazilian herbal medicine. The Government developed actions for its implementation, but its progress was limited by factors such as insufficient knowledge of health professionals in phytotherapy. Exploratory-descriptive research aimed to show the repercussions generated by the PNPMF in health graduation in a Brazilian Northeast State. The rationale was based on a review of the literature on higher education in health in Brazil, national curriculum guidelines, PNPMF, medicinal plants in public health and opinions of key groups. A qualitative-quantitative approach was used, through triangulation between methods.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41492
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