Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41468
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | História da avaliação brasileira: do século XVI até hoje |
Autor(es): | Barbosa, Priscilla Mazzucco Borba Viana, Tania Vicente |
Palavras-chave: | História da Educação Brasileira;Avaliação da aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | BARBOSA, Priscilla Mazzucco Borba; VIANA, Tania Vicente. História da avaliação brasileira: do século XVI até hoje. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 343-353. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo o de apresentar as mudanças que ocorreram na avaliação ao longo da História da Educação Brasileira e como elas afetaram o país. Ao analisar o percurso histórico o qual a avaliação brasileira trilhou até a atualidade, torna-se mais clara a compreensão de alguns pontos bem característicos deste momento tão relevante para a aprendizagem. Além disso, ao conhecer os erros e acertos que ocorreram e que ainda repercutem nas salas de aula, o educador terá um elemento norteador para atuar de forma eficaz no momento em que for avaliar o que os seus alunos têm aprendido sobre o conteúdo que ele ensinou. Através da leitura de textos sobre o tema de História da Educação e sobre Avaliação da Aprendizagem, este estudo bibliográfico buscou as formas em que os educandos eram avaliados desde os primórdios da colonização brasileira, com os jesuítas, até o presente momento (DORIGO; VINCENTINO, 1997; GAUTHIER, 2014; SAVIANI, 2007). Este trabalho apresenta algumas fases educacionais ocorridas no Brasil, caracterizando-as quanto ao período histórico e a forma de avaliar que cada uma reflete. Além disso, o modelo de avaliação formativa também será exposto por ser uma prática que tem se mostrado necessária no atual contexto educacional. É importante levar em consideração que cada uma dessas etapas deixou alguma marca no modo de avaliar brasileiro e deve-se compreender, ainda, que a avaliação não pode ser determinada como uma matéria pronta, uma discussão finalizada, uma teoria aceita. Ao contrário, ela vive em um constante processo de mudança e evolução e deve ser modelada constantemente pelo professor ao longo do período de aprendizado (ANTUNES, 2012). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41468 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_pmbbarbosa.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.