Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Priscilla Mazzucco Borba-
dc.contributor.authorViana, Tania Vicente-
dc.date.accessioned2019-05-07T19:07:38Z-
dc.date.available2019-05-07T19:07:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARBOSA, Priscilla Mazzucco Borba; VIANA, Tania Vicente. História da avaliação brasileira: do século XVI até hoje. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 343-353. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41468-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Brasileirapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleHistória da avaliação brasileira: do século XVI até hojept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como principal objetivo o de apresentar as mudanças que ocorreram na avaliação ao longo da História da Educação Brasileira e como elas afetaram o país. Ao analisar o percurso histórico o qual a avaliação brasileira trilhou até a atualidade, torna-se mais clara a compreensão de alguns pontos bem característicos deste momento tão relevante para a aprendizagem. Além disso, ao conhecer os erros e acertos que ocorreram e que ainda repercutem nas salas de aula, o educador terá um elemento norteador para atuar de forma eficaz no momento em que for avaliar o que os seus alunos têm aprendido sobre o conteúdo que ele ensinou. Através da leitura de textos sobre o tema de História da Educação e sobre Avaliação da Aprendizagem, este estudo bibliográfico buscou as formas em que os educandos eram avaliados desde os primórdios da colonização brasileira, com os jesuítas, até o presente momento (DORIGO; VINCENTINO, 1997; GAUTHIER, 2014; SAVIANI, 2007). Este trabalho apresenta algumas fases educacionais ocorridas no Brasil, caracterizando-as quanto ao período histórico e a forma de avaliar que cada uma reflete. Além disso, o modelo de avaliação formativa também será exposto por ser uma prática que tem se mostrado necessária no atual contexto educacional. É importante levar em consideração que cada uma dessas etapas deixou alguma marca no modo de avaliar brasileiro e deve-se compreender, ainda, que a avaliação não pode ser determinada como uma matéria pronta, uma discussão finalizada, uma teoria aceita. Ao contrário, ela vive em um constante processo de mudança e evolução e deve ser modelada constantemente pelo professor ao longo do período de aprendizado (ANTUNES, 2012). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_pmbbarbosa.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.