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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41464
Tipo: | TCC |
Título : | Conexões em nível comunitário: ações para desenvolvimento sustentável do município de Forquilha, Ceará |
Autor : | Santos Júnior, Jair Bezerra dos |
Tutor: | Gorayeb, Adryane |
Palabras clave : | Segurança alimentar e nutricional;Segurança hídrica;Segurança energética;Desenvolvimento sustentável;Educação escolar na caatinga;Extensão |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SANTOS JÚNIOR, Jair Bezerra dos. Conexões em nível comunitário: ações para desenvolvimento sustentável do município de Forquilha, Ceará. 2018. 25f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza,2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O meio natural é por muitas vezes encarado como recurso sem considerar suas limitações intrínsecas, principalmente os ambientes frágeis. Pautar o desenvolvimento sustentável em áreas de fragilidade e vulnerabilidade se torna um norte, utilizando da seguridade dos recursos para fixar novas práticas e perspectivas de tecnologia social; procurando difundir a Segurança Alimentar e Nutricional junto ao conhecimento de soberania alimentar comunitária; disseminar as práticas de estudo sobre Segurança Hídrica, recursos hídricos e qualidade de água; e divulgar questões que rodeiam a Segurança Energética, o acesso, investimento e inovações tecnológicas em fontes de geração e capacidade de consumo. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo elaborar uma síntese reflexiva das ações de extensão que foram desenvolvidas pela equipe de pesquisa do Projeto Nexus CNPq - Bioma Caatinga, construindo um compilado de estratégias e de ações educativas, visando a redução da vulnerabilidade de comunidades rurais inseridas no bioma em questão, a partir da análise dos níveis de segurança hídrica, alimentar e energética das populações rurais do município de Forquilha, Ceará. As locações foram escolas de ensino fundamental, a EEF Eduardo Cavalcante Aragão e a EEF FranciscoTeotônioAlves Pessoa, das comunidades rurais de Trapiá e São Lourenço respectivamente, com uma média de 250 estudantes distribuídos em turmas do 3º ao 9º ano. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, em que foram promovidos cursos e oficinas de curta duração, sendo aplicadas nas instituições de ensino durante quatro meses. Como resultado fundamental tivemos as temáticas sobre alimento, água e energia despertaram a sustentabilidade dos mais jovens moradores do município, gerando reflexões sobre o uso e ocupação do solo do semiárido, a preservação dos recursos hídricos, a importância da alimentação saudável e a multiplicação de matrizes energéticas de menos impacto. |
Abstract: | The natural environment is often seen as a resource without considering its intrinsic limitations, especially the fragile environments.Toguide sustainable development in areas of fragility and vulnerability becomes a north, using the security of resources to establish new practices and perspectives of social technology; seeking to disseminate Food and Nutrition Security along with knowledge of community food sovereignty; disseminate study practices on watersecurity,water resources and water quality; and disseminate issues surrounding Energy Security, access, investment and technological innovations in sources of generation and consumptioncapacity.In this context, this work aimed to elaborate a reflexive synthesis of the extension actions that were developed by theresearch team of the Nexus CNPq Project - Bioma Caatinga, constructing a compilation of strategies and educational actions, aiming to reduce the vulnerability of inserted rural communities in the biome in question, from the analysis of the levels ofwater,food and energy security of the rural populations of the municipality of Forquilha, Ceará. The leases were elementary schools, EEF Eduardo Cavalcante Aragão and EEF Francisco Teotônio Alves Pessoa, from the rural communities of Trapiá and São Lourenço respectively, with an average of 250 students distributed in classes from the 3rd to the 9th grade. The methodology adopted was action research, in which short courses and workshops were promoted and applied in teaching institutions for four months. As a fundamental result we had the themes of food, water and energy that awakened the sustainable development of the youngest inhabitants of the municipality, generating reflections on the use and occupation of the semi-arid soil, the preservation of water resources, the importance of healthy food and the multiplication of less impact energymatrices. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41464 |
Aparece en las colecciones: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo |
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