Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41390
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do controle público da educação superior segundo a hierarquia das leis
Autor(es): Fialho, Lia Machado Fiuza
Palavras-chave: Avaliação pública;Ensino superior
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: FIALHO, Lia Machado Fiuza. Avaliação do controle público da educação superior segundo a hierarquia das leis. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2007-2015.
Resumo: Antes de discutir acerca das instituições privadas de ensino superior, deve-se refletir sobre a complexidade das palavras pública e privada por evocar por evocar uma multiplicidade de sentidos que se relacionam a fatores diversos. De acordo com a etimologia latina, publicus configura-se relativo ao povo, ao estado, público; enquanto privatus refere-se ao pertencente a cada indivíduo, particular, individual, próprio. HOUAISS; VILAR, 2001. Na contemporaneidade, a referência ao privado na educação diz respeito ao que se caracteriza como patrimônio de particulares, e em se tratando do público, relaciona-se ao patrimônio da coletividade. A escola privada é instituída por pessoas jurídicas de direito privado ou físicas, sendo mantidas por recursos particulares que podem ou não ser provenientes do pagamento feito por usuários deste sistema de ensino. Enquanto a pública caracteriza-se por ser mantida com recursos originários da receita de impostos arrecadados do contribuinte e administrados pela esfera municipal, estadual ou federal do poder Público. (VIEIRA, 2008) [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41390
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_lmfiuzafialho.pdf747,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.