Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Rafaella Guilherme | - |
dc.contributor.author | Silveira, Bruna Ruselly Dantas | - |
dc.contributor.author | Pereira, Wanesca Caroline | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Lucas Batista | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Ana Angélica Rego de | - |
dc.contributor.author | Menezes, Rejane Maria Paiva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T18:54:32Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T18:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Rafaella Guilherme et al. Ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e39554, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 (On line) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41177 | - |
dc.description.abstract | Objective: to identify the teaching of palliative care in undergraduate nursing education. Methods: scoping review in the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Nursing Database, Spanish Bibliographical Index in Health Sciences, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Results: seventeen articles were included. The content on palliative care is present in education, mainly through elective courses, but also in compulsory subjects and through outreach projects. In developed countries, simulation, clinical immersion/experience and problembased learning strategies are used. Conclusion: evidence of the presence of palliative care in education was identified, especially in elective subjects, whose approach takes place more often in the theoretical context allied to practical experiences. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Cuidados Paliativos | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: identificar o ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem. Métodos: scoping review, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Resultados: foram incluídos 17 artigos. O conteúdo sobre os cuidados paliativos está presente no ensino, principalmente através de disciplinas eletivas, mas também em disciplinas obrigatórias e por meio de projetos de extensão. Nos países desenvolvidos são utilizadas estratégias de simulação, imersão/experiência clínica e da aprendizagem baseada em problemas. Conclusão: foram identificadas evidências da presença dos cuidados paliativos no ensino, sobretudo nas disciplinas eletivas, cuja abordagem ocorre mais no âmbito teórico aliado às experiências práticas. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching palliative care in undergraduate nursing education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_rggonçalves.pdf | 261,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.