Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Rafaella Guilherme-
dc.contributor.authorSilveira, Bruna Ruselly Dantas-
dc.contributor.authorPereira, Wanesca Caroline-
dc.contributor.authorFerreira, Lucas Batista-
dc.contributor.authorQueiroz, Ana Angélica Rego de-
dc.contributor.authorMenezes, Rejane Maria Paiva de-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:54:32Z-
dc.date.available2019-04-29T18:54:32Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rafaella Guilherme et al. Ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e39554, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41177-
dc.description.abstractObjective: to identify the teaching of palliative care in undergraduate nursing education. Methods: scoping review in the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Nursing Database, Spanish Bibliographical Index in Health Sciences, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Results: seventeen articles were included. The content on palliative care is present in education, mainly through elective courses, but also in compulsory subjects and through outreach projects. In developed countries, simulation, clinical immersion/experience and problembased learning strategies are used. Conclusion: evidence of the presence of palliative care in education was identified, especially in elective subjects, whose approach takes place more often in the theoretical context allied to practical experiences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectCuidados Paliativospt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.titleEnsino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: identificar o ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem. Métodos: scoping review, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Resultados: foram incluídos 17 artigos. O conteúdo sobre os cuidados paliativos está presente no ensino, principalmente através de disciplinas eletivas, mas também em disciplinas obrigatórias e por meio de projetos de extensão. Nos países desenvolvidos são utilizadas estratégias de simulação, imersão/experiência clínica e da aprendizagem baseada em problemas. Conclusão: foram identificadas evidências da presença dos cuidados paliativos no ensino, sobretudo nas disciplinas eletivas, cuja abordagem ocorre mais no âmbito teórico aliado às experiências práticas.pt_BR
dc.title.enTeaching palliative care in undergraduate nursing educationpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_rggonçalves.pdf261,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.