Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Saulo Davi Soares e-
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Gonçalves da-
dc.date.accessioned2019-04-26T22:30:27Z-
dc.date.available2019-04-26T22:30:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, P. G. Processo de apreensão de conceitos de massa: um estudo de caso do ensino fundamental ao médio. 2018. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41138-
dc.description.abstractThis work is based on an exploratory research, with qualitative and quantitative analysis, in which data is gathered from questionnaires applied to classes of elementary and high school. These questionnaires are composed by questions related to the concepts of mass, taking into account the answers that came closest to the conceptual ideas, in order to follow the evolution of the understanding of these concepts by the students. The questionnaires were directed to students of the State and Municipal Public Schools of Fortaleza/CE. With the answers of the questionnaires in hands, it was possible to carry out the research and to propose possible solutions that would help on the assimilation of the syllabus by the students. This was made under the light of theories on concept formation, by stressing the difference between building and apprehending knowledge, following the ideas of Werneck. Also we took into account the process of construction and apprehension of knowledge according to Piaget and Vygotsky, and on the spiral approach of teaching and how it influences the process of learning. The results obtained were compared to the concepts of the aforementioned psychologists and related to the accepted physical concepts of mass, with the main goal of showing how we can perceive the performance of students in the learning process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleProcesso de apreensão de conceitos de massa: um estudo de caso do ensino fundamental ao médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é baseado em uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa e quantitativa, na qual os dados são coletados a partir de questionários aplicados a turmas do ensino fundamental e médio. Esses questionários são compostos por questões relacionadas aos conceitos de massa, levando em conta as respostas que mais se aproximaram das ideias conceituais, a fim de acompanhar a evolução da compreensão desses conceitos pelos alunos. Os questionários foram direcionados aos alunos das escolas públicas estaduais e municipais de Fortaleza/CE. Com as respostas dos questionários em mãos, foi possível realizar a pesquisa e propor possíveis soluções que auxiliassem na assimilação dos conteúdos programáticos pelos alunos. Isso foi feito à luz de teorias sobre a formação de conceitos, enfatizando a diferença entre construir e apreender conhecimento, seguindo as ideias de Werneck. Também levamos em conta o processo de construção e apreensão do conhecimento de acordo com Piaget e Vygotsky, e a abordagem espiral de ensino e como ele influencia o processo de aprendizagem. Os resultados obtidos foram comparados aos conceitos dos psicólogos supracitados e relacionados aos conceitos físicos aceitos de massa, com o objetivo principal de mostrar como podemos perceber o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_pgsilva.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.