Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41136
Tipo: | TCC |
Título: | Uso do software Scratch como ferramenta para o ensino de Física para surdos |
Autor(es): | Mesquita, Lucas Macedo de |
Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palavras-chave: | Física;Scratch (Linguagem de programação de computador);Educação dos surdos;Ensino;Surdos - Educação |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MESQUITA, L. M. Uso do software Scratch como ferramenta para o ensino de Física para surdos. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Diante da importância de se utilizar imagens e outras ferramentas visuais na educação de alunos surdos, ao lecionar o conteúdo de cinemática básica durante as aulas de física em uma escola bilíngue, viu-se a necessidade da criação de um Software para auxiliar o professor nessa tarefa. Assim, este trabalho tem como objetivo principal avaliar qualitativamente o uso do Scratch como ferramenta em aulas de física para alunos surdos. Isso foi feito por meio da aplicação de um projeto produzido no Scratch e da verificação das opiniões dos alunos quanto ao uso desse Software através de um questionário. A metodologia desse trabalho é do tipo qualitativa, pois utiliza o método pesquisa-ação em que o pesquisador esteve diretamente relacionado com as pessoas e objetos de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos aceitaram bem o uso do Software em sala de aula, pois melhorou os aspectos visuais e a clareza da aula, e que demonstraram interesse em ver o Software em outras aulas. Além disso, o Software facilitou as discussões sobre o tema da aula. Assim, conclui-se que o projeto feito no Scratch foi bastante útil ao auxiliar o professor, pois facilitou o aprendizado dos alunos e as discussões em sala, o que tornou as aulas menos tradicionais. |
Abstract: | Given the importance of using images and other visual tools in the education of deaf students, in teaching the content of basic kinematics during physics classes in a bilingual school, it was necessary to create Software to assist the teacher in this task. Thus, this work has as main objective to qualitatively evaluate the use of Scratch as a tool in physics classes for deaf students. This was done through the application of a project produced in Scratch and the verification of students' opinions about the use of this Software through a questionnaire. The methodology of this work is of the qualitative type, since it uses the research-action method in which the researcher was directly related to the people and objects of research. The results show that the students accepted the use of the Software in the classroom because it improved the visual aspects and the clarity of the class and that they showed an interest in seeing the Software in other classes. In addition, the Software facilitated discussions about the theme of the lesson. Thus, it was concluded that the Scratch project was very useful in assisting the teacher, since it facilitated student learning and classroom discussions, which made classes less traditional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41136 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lmmesquita.pdf | 627,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.