Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
Título(s) alternativo(s): Promoción de la autoeficacia en amamentar por medio de sesión educativa grupal: ensayo clínico randomizado
Título em inglês: Promotion of breastfeeding self-efficacy through a group education session: randomized clinical trial
Autor(es): Rodrigues, Andressa Peripolli
Dodt, Regina Claudia Melo
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Almeida, Paulo César de
Padoin, Stela Maris de Mello
Ximenes, Lorena Barbosa
Palavras-chave: Autoeficácia;Promoção da Saúde;Educação em Saúde;Aleitamento Materno
Data do documento: Jan-2018
Instituição/Editor/Publicador: Texto & Contexto - Enfermagem
Citação: RODRIGUES, Andressa Peripolli et al. Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-10, jan. 2018.
Resumo: Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.
Abstract: Objective: to assess the effect of the group education strategy based on the use of the flipchart “I can breastfeed my child” in promoting breastfeeding self-efficacy. Method: a clinical trial was developed with 208 postpartum women, randomly distributed between the intervention and control group. The intervention consisted in the application of the flip chart “I can breastfeed my child” during a group session at the rooming-in service. The Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form was used to measure the self-efficacy scores during the monitoring period (rooming-in, 15 days after birth and monthly until 120 days). Results: a higher percentage of women with high breastfeeding self-efficacy was found during the monitoring period in the intervention group (p=0.002) and higher average self-efficacy scores in this group during the monitoring period (p<0.05). Conclusion: the use of the flip chart during a group session modified or reinforced the mothers’ breastfeeding self-efficacy - Registration number: RBR-6srs33.
Resumen: Objetivo: evaluar el efecto de la estrategia educativa en sesión grupal a partir de la utilización del álbum seriado “Puedo amamantar a mi hijo” en la promoción de la autoeficacia en el amamantamiento. Método: se ha desarrollado un ensayo clínico con 208 puérperas aleatorizadas aleatoriamente para el grupo intervención o control. La intervención consistió en la aplicación del álbum serial “Puedo amamantar a mi hijo” en sesión grupal en el alojamiento conjunto. Se utilizó el método de muestreo a corto plazo para medir las puntuaciones de autoeficacia en el período de seguimiento (alojamiento conjunto, 15 días después del parto y mensualmente hasta los 120 días). Resultados: se encontró mayor porcentaje de mujeres con autoeficacia en amamantar alta a lo largo del período de seguimiento en el grupo intervención (p=0,002) y un aumento de la media de los escores de autoeficacia en ese grupo en el período de seguimiento (p<0,05). Conclusión: hubo modificación o refuerzo de la autoeficacia materna en amamantar con la utilización del álbum seriado en sesión grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113
ISSN: Impressa 0104-0707
On-line 1980-265X
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aprodrigues.pdf690,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.