Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41087
Type: Artigo de Evento
Title: Método “Team Based Learning” (TBL) como potencializador da promoção da aprendizagem em um cursinho popular de Fortaleza
Authors: Silva, Francisco Ildelano da Costa
Fernandes, Jefferson Gomes
Keywords: Grupos;Autonomia;Aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, Francisco Ildelano da Costa; FERNANDES, Jefferson Gomes. Método “Team Based Learning” (TBL) como potencializador da promoção da aprendizagem em um cursinho popular de Fortaleza. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 63-66. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho busca compreender os efeitos da introdução da metodologia da Aprendizagem Baseada em Grupos (ABG) dentro do processo de ensino-aprendizagem dos alunos de um cursinho popular de Fortaleza, o qual é vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) sob a forma de um projeto de extensão. Como metodologia fora necessário um monitoramento para detecção de habilidades individuais para que posteriormente se pudesse comparar com as habilidades adquiridas coletivamente. As habilidades e informações educativas adquiridas individualmente foram, de forma comparativa, desenvolvidas mais lentamente e com menor grau de impacto construtivo que as desenvolvidas de maneira coletiva. Conclui-se que o uso do TBL como metodologia formadora de habilidades educativas possui as eficácia e qualidade que se espera para a construção do protagonismo juvenil, uma vez que este potencializa as habilidades no tange à construção do conhecimento de maneira autônoma.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41087
ISSN: 2595 9956
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_ficsilva.pdf191,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.