Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084
Type: Artigo de Evento
Title: A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
Authors: Moreira, Damares de Oliveira
Keywords: Pedagogia do oprimido;Educação;Paulo Freire
Issue Date: 2018
Publisher: FACED
Citation: MOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084
ISSN: 2595 9956
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_dpmoreira.pdf159,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.