Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079
Tipo: Artigo de Evento
Título : A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão
Autor : Chaves, Flávio Muniz
Andrade, Francisco Ari de
Lima Neto, José Melinho de
Palabras clave : Histórico do Curso de Pedagogia;Reformas educacionais;Tecnicismo pedagógico;Formação do pedagogo
Fecha de publicación : 2014
Editorial : IMPRECE
Citación : CHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE, Francisco Ari de; LIMA NETO, José Melinho de. A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 541-554.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo faz um breve percurso histórico do curso de Pedagogia, tendo como ênfase as reformas educacionais para o ensino superior no Brasil, nos anos de 1968(Reforma do Ensino Superior) e a Lei 5691/71 (Reforma dos Ensinos de Primeiro e Segundo Grau). O artigo apresenta, resumidamente, a criação do curso de Pedagogia no Brasil e depois se aprofunda sobre as reformas que tiveram consequências imediatas na formação do pedagogo, tentado dar a esse profissional uma “identidade”. A Pedagogia começaria a partir da reforma do ensino superior de 1968 e da Lei 5691/71 outra perspectiva educativa: o lado técnico/especialista da profissão. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079
ISBN : 978-85-8126-065-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_fmchavesfaandrade.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.