Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão |
Autor(es): | Chaves, Flávio Muniz Andrade, Francisco Ari de Lima Neto, José Melinho de |
Palavras-chave: | Histórico do Curso de Pedagogia;Reformas educacionais;Tecnicismo pedagógico;Formação do pedagogo |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | CHAVES, Flávio Muniz; ANDRADE, Francisco Ari de; LIMA NETO, José Melinho de. A reforma educacional de 1968 e a lei 5691/71: o tecnicismo pedagógico em questão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 541-554. |
Resumo: | O presente artigo faz um breve percurso histórico do curso de Pedagogia, tendo como ênfase as reformas educacionais para o ensino superior no Brasil, nos anos de 1968(Reforma do Ensino Superior) e a Lei 5691/71 (Reforma dos Ensinos de Primeiro e Segundo Grau). O artigo apresenta, resumidamente, a criação do curso de Pedagogia no Brasil e depois se aprofunda sobre as reformas que tiveram consequências imediatas na formação do pedagogo, tentado dar a esse profissional uma “identidade”. A Pedagogia começaria a partir da reforma do ensino superior de 1968 e da Lei 5691/71 outra perspectiva educativa: o lado técnico/especialista da profissão. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41079 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_fmchavesfaandrade.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.